22 de março de 2017

Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul - Caxias do Sul

O dia em que tive uma aula com meu tio avô?!

No dia 19 de março eu fui visitar meu tio avô (Celso Bordignon, irmão do meu falecido avô e padrinho do meu pai) lá ele me apresentou o Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, eu não tirei muitas fotos, mas tem foto suficiente para uma postagem (motivos do porque eu não tirei muitas fotos: eu não conseguia prestar atenção, aprender e tirar fotos ao mesmo tempo kkkkkk).


MUSCAP

Tivemos um pouco da explicação de como eles restauravam os livros e as esculturas que o tempo já havia maltratado muito, e também meu tio faz tinta usando a mesma técnica da Idade Média para fazer suas pinturas (que aliás é fantástico e impressionante, realmente uma aula de história em um domingo).





O manuscrito mais antigo, de antes de 1500.
Eu também tive o prazer de ver o livro mais antigo deles, que eles tiveram um trabalho muito grande para restaurar, e consideram isso o item mais valioso do museu, em termos históricos e de conhecimento é extremamente valioso pois ali estão coisas da época, e sabem que época? antes de 1500, eu não sei bem mas acho que é de 1461, fiquei babando pelo livro e pelos cuidados que eles tomam com as coisas, que não ouvi a data direito.

Fui na sala em que eles guardam os livros e os Missais que eles restauraram, lá eles mantem a sala com uma temperatura ideal para a preservação dos manuscritos, e um cuidado especial para que nenhuma "broca" ou poeira possa danificar as paginas dos livros. os livros devem ser manuseados com luvas, e dependendo do tamanho do livro deve manter ele em uma posição correta para o mesmo não se danificar com o próprio peso.


Aqui um Missario do século XIX, lembra muito os Medievais. 

Também estive na sala onde todas as fotos são arquivadas, pesquisadas, catalogadas e guardadas (um trabalho da qual eu ia adorar fazer, pois eu sempre gostei de pesquisar, aprender e descobrir sobre a história). Faço isso com as minhas moedas, que do qual sou "expert" de saber as histórias delas.

O cuidado que eles tem com a história lá é de se encantar, para quem é amante da história como eu ver aquilo é ter uma alegria enorme em presenciar pessoas cuidado da história do nosso estado ou do nosso país, pois cada livro e foto e personagem que ali estão, são os que construíram boa parte do que conhecemos hoje.

Fotos e pinturas dos antigos Frei.

Após o dia estar chegando ao fim meu tio me presenteou com moedas antigas que ele guardou (que é meu hobby, colecionar artefatos antigos, principalmente moedas e notas antigas), e livros que serão útil no meu curso, que alias já esta sendo útil (cheguei na aula e já teve um conteúdo que precisarei ler uns livros para ficar mais por dentro do assunto).


Sai de la me perguntando como é trabalhar com aquilo, até se tinha como meu tio ser meu mestre para me ensinar tudo aquilo, pois lá tive a visão do meu sonho de criança como pesquisador ou arqueólogo, tudo aquilo que eu via no Discovery Channel estava ali na minha frente naquele exato momento.


Esse era mantido deitado, pois seu próprio peso poderia danifica-lo se mantido "em pé", ele é datado de 1675 (imagina a história que eles tem ali da época). Creio que eles estão em Latim, então se quiser ler vai ter que aprender essa língua primeiro.

Nenhum comentário

Postar um comentário