23 de abril de 2011

O Reino de Hades


O
Hades (do grego Aidòs), é a terra dos mortos da mitologia grega, governada pelo deus homônimo. Situado no mundo inferior, em baixo da superfície terrestre, é conhecido também como casa ou domínio de Hades (dómos Aidaoú) e é o lugar para onde vão as almas das pessoas mortas (sejam elas boas ou más), guiadas por Hermes, o emissário dos deuses, para lá tornarem-se sombras. É governado por Hades, usa-se seu nome freqüentemente para designar seu mundo.

Os deuses olímpicos saíram vitoriosos da batalha travada contra os Titãs (a Titanomaquia), e Zeus, Posídon e Hades partilharam entre si o universo; Zeus ficou com os céus e as terras, Posídon ficou com os oceanos e Hades ficou com o mundo dos mortos. Do mundo inferior, os titãs pediram socorro à Érebo, ao que Zeus respondeu lançando Érebo para lá também, onde se tornou a noite eterna do Hades (Érebo pode ser também outra designação do mundo inferior).
Inicialmente, acreditava-se que o Hades ficava para oeste, para lá do horizonte onde começava o rio Oceano, que dava a volta ao mundo. Posteriormente, o escritor romano Virgílio diz que sua entrada seria perto do Vesúvio, uma região vulcânica que sofre tremores e desprende um cheiro terrível vindo das profundezas. As almas mortas têm primeiro de passar por vários deuses maléficos e monstros. Independente de por onde entrarem os mortos poderiam sempre confiar em Hermes para indicar-lhes o caminho.
As almas, ao chegar ao mundo iferior, recebiam castigos pelas coisas que fizeram no mundo mortal enquanto estavam vivas, eram castigados os ladrões, e acho que também os filhos dos deuses (semi-deuses) por Hades ter inveja de seus irmãos Zeus, e Poseidon e suas irmãs Héstia, Deméter, e Hera por terem ficado com o melhor governo.

5 comentários

  1. Hades é uma figura fantástica por seu um dos três grandes e governar o submundo. Mas acho que todos o associam excessivamente com o mal. Eu penso que ele é um juiz e que não castiga a todos, somente quem fez por merecer na vida mundana. Enfim, desempenha papel fundamental para a explicação de diversos aspectos da vida por meio da mitologia.

    Gostei do seu blog, vou segui-lo. Espero que veja o meu ( e siga de volta ).

    Http://mundomars.blogspot.com

    Até logo!

    ResponderExcluir
  2. Hades castigava cruelmente aqueles que mereciam, e os que não mereciam, que tinham uma vida boa e não fizeram nada de ruim durante sua vida,quando morriam ficavam em um outro canto separados dos castigados e la tinham tudo o que mereciam, pois como diz a historia da mitologia grega todos que morriam teriam de ser condenados a passar a morte no mundo governado por Hades.

    estou seguindo seu blog.
    até logo

    ResponderExcluir
  3. Pelo que sei o Hades é dividido no "Erebo" "Tartaro" e nos "jardins Eliseos", sendo o tartaro o abismo profundo quem ia para la não tinha volta, embora os ciclopes foram jogados la duas vezes e de la saíram as duas vezes(com ajuda), é no tartaro aonde os titãs foram lançados, o Erebo é como um meio termo entre o tartaro e os Elisseos tipo um purgatorio e é no Elisseos aonde os bons humanos iam, ficavam ma por seculos ate a alma se purificar das impurezas terrenas e depois elas eram levadas pelo rio do esquecimento para poderem reencarnar (só algumas)

    Fonto> Mitologia grega vol 1 (Junito de souza brandão)

    ResponderExcluir
  4. é isso aew mesmo não consegui me espressar bem para explicar para ele, mais você esta corretissimo... obrigado por explicar melhor que eu pasokpaoskpoaposakpokas

    ResponderExcluir
  5. isso mi lembra cavaleiros do zodiacos

    ResponderExcluir