20 de fevereiro de 2013

A Caixa de pandora com o Fruto proibido

Seria a mulher que trouxe os pecados para os homens?

A árvore da Ciência do Bem e do Mal é citada na Bíblia, nos capítulos iniciais do livro do Gênesis, correspondendo a um importante elemento da criação segundo a crença judaico-cristã.
No Jardim do Éden, Deus utilizou duas árvores com objetivos simbólicos: a "árvore da vida" e "a árvore da Ciência do Bem e do Mal". Não respeitar o decreto de Deus referente a esta última árvore teria resultado na queda do homem.



Também conhecida como Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, ou simplesmente Árvore da Ciência, foi plantada, segundo o relato bíblico, no Jardim do Éden, tendo seus frutos sido proibidos ao homem por Deus. Segundo o mesmo relato, após ser interpelada pela serpente, a mulher (Eva), desobedecendo a ordem de Deus, come do fruto, oferecendo posteriormente ao homem (Adão), que também o come, provocando o que se chama de pecado original da humanidade.

A arvore da vida suponha-se que daria a imortalidade para Adão e Eva.

Quanto à mitologia grega no livro Manual of Mithology de Alexander Stuart Murray:
"Acreditava-se que os Jardins das Hesperides, com as maçãs de ouro, existiam numa ilha do oceano [...] Eram muito famosos na antiguidade; pois era lá que fluíam as fontes de néctar, pelo divã de Zeus, e ali que a terra exibia as mais raras bênçãos dos deuses; era outro Éden".

Na mitologia Grega o mito da Caixa de pandora era bem parecida com a do fruto proibido, a Caixa de Pandora, também conhecida como Boceta de Pandora, é um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A "caixa" era na verdade um grande jarro dado à Pandora, que continha todos os males do mundo.

Então Pandora, com sua curiosidade, abriu o frasco, todo o seu conteúdo, exceto um item, foi liberado para o mundo. O item remanescente foi a esperança.

A história conta que após Pandora receber o jarro, ela recebeu uma ordem de Zeus dizendo para jamais abri-la. Dia pós dia, Pandora ficava cada vez mais curiosa, e um certo dia, decidiu que iria abri-la para ver o que havia dentro. Quando a abriu todos os males foram libertados, exceto a esperança.

Em muitos milênios podemos ver que sempre culpam as mulheres por coisas muito ruins, parecem dizer que elas por fora são lindas, doces, gentis, maravilhosas e sedutoras, mais por dentro eram vingativas, más, cruéis, e controladoras.

Nenhum comentário

Postar um comentário