19 de fevereiro de 2016

A Guerra dos Farrapos

"Foi o 20 de setembro o precursor da liberdade..."


Uma das guerras de luta por liberdade mais conhecida pelo menos aqui no Brasil, ocorreu no dia 20 de setembro de 1836 e teve fim em 1 de março de 1845, foi a Revolução Farroupilha onde o Rio Grande do sul declarou independência contra o império brasileiro, se declarando assim República Rio-Grandense.





A revolução tomou força com o passar do tempo, assim adquiriu um caráter separatista, que também ocorreram em outras províncias que inspirou a Revolução Liberal que ocorreria em São Paulo em 1842, na revolta chamada Sabinada na Bahia em 1837, as duas províncias eram da mesma ideologia (Partido Liberal). se inspiraram na independência Uruguaia que a pouco, tinha acabado.

 A revolta teve como uns dos mais famosos líderes: general Bento Gonçalves, general Neto, coronel Lucas de Oliveira, coronel Corte Real, general Davi Canabarro, coronel Teixeira Nunes, coronel Domingos de Almeida, coronel Domingos Crescêncio de Carvalho, coronel Onofre Pires, general José Mariano de Mattos, general Gomes Jardim, deputado Vicente da Fontoura. E também tiveram algumas forças italianas da Carbonária refugiados como, o tenente  Tito Lívio Zambeccari, e o jornalista da época  Luigi Rossetti com o famoso capitão Giuseppe Garibaldi que esteve em um movimento republicano na Itália e não pertencia a Carbonária.

A guerra durou 10 anos (1835-1845), Farrapos ou farroupilha foi o nome dado para os que eram contra o governo imperial brasileiro, mais tarde em 1832 foi fundado o Partido Farroupilha pelo então tenente Luís José dos Reis Alpoim, o partido se reunia na casa do major João Manuel de Lima e Silva (que todos vão lembrar pelo nome de Duque de Caxias).

Proclamação da República se deu após a grande vitória do general Antônio de Sousa Netto, em Bagé contra o imperial João da Silva Tavares, que durante a batalha em Seival no dia 10 de setembro de 1836, o general Netto ordenou aos soldados que usassem suas espadas e lanças sem tiros (resultado dessa peleia (briga)? João da Silva Tavares fugiu) cerca de 180 mortos, 63 feridos e 100 mortos do lado das tropas imperiais, foi nessa época que surgiu a primeira bandeira da Republica Rio-Grandense e também foi criado um hino nacional cantado até hoje pelo Estado do Rio Grande do Sul. Único estado brasileiro que todos sabem o hino inteiro, e único estado que tem na bandeira escrito: República Rio-Grandense.



Fotos dos Heróis Riograndense:








Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias)






















                                         
Uma foto encontrada no Museu Julio de Castilhos,
acredita-se ser a unica foto de Bento.


                                  
          
     
         Bento Gonçalves da Silva



















Giuseppe Garibaldi

























                            Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi)

2 comentários

  1. Pessoal , bom dia, aquele lá da foto é joaquim gonçalves, um dos filhos do bento Gonçalves, não é o general

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Cleber por me alertar sobre este erro, já arrumei e agora a foto e a história da mesma é até mais interessante. Me interessei até em analisar ela na exposição.

      Excluir