7 de março de 2016

Nicolau Copérnico

O homem que mudou o modo de enxergar o espaço!


Já pararam para pensar que se não fosse por ele todo o conhecimento que temos hoje sobre o universo não existiria? foi ele quem disse com a certeza absoluta que o Sol era o centro do Sistema Solar e não a Terra que a igreja impusera fielmente como certeza absoluta, ele resultou no surgimento da astronomia.









Copérnico nasceu em Toruń em 19 de fevereiro de 1473 foi astrônomo e matemático polonês, também foi cônego da igreja católica, (meio irônico se pensar que ele contestou as verdades imposta pela igreja sobre o universo) governador, jurista e até médico. Seu pai era comerciante e sua mãe uma simples filha de um comerciante de Toruń e Nicolau Copérnico era o mais novo dos quatro irmãos que eram: André um cônego da Ordem dos Agostinianos em Frombork (Frauenburgo). Bárbara, mesmo nome de sua mãe, tornou-se uma religiosa da Ordem dos Beneditinos e, em seus últimos anos, priora de um convento em Chełmno (Kulm); morreu em 1517, e Catarina que teve cinco filhos com um importante comerciante, em seu leito de morte deixou seu irmão Copérnico com seu filhos do qual os cuidou até seus últimos suspiros, Copérnico não tinha filhos. Ele faleceu aos 70 anos em 23 de maio de 1543 na Prússia Real em Frombork.

Vamos para a teoria de Copérnico:

Copérnico cria a teoria chamada de heliocentrismo que contrariava a vigente teoria geocêntrica, além de dizer que a terra não era o centro de tudo e sim o sol e que tudo se movia também afirmava que a terra também se movimentava, uma teoria perigosa imposta na época em que ele se encontrava pois seus conhecimentos eram limitados e também eram impedidos de terem uma opinião diferente do que a igreja impunha, também era difícil debater com os seguidores de Aristóteles e Ptolomeu pois ao ver desses dois filósofos era impossível a terra estar em movimento e apenas o que se encontrava fora da terra se movimentava, para os seguidores cabia apenas o seguinte pensamento: se a terra estivesse em movimento os objetos ou nuvens e pássaros em queda livre ficariam para trás (para a época dize o contrario era blasfêmia, mas era aceitável devido ao pouco conhecimento que se poderia ter). Mais tarde Galileu resolveu debater essa ideia afirmando que Copérnico estava correto em dizer que a Terra estava em movimento pelo seguinte experimento: pegue uma pedra e vá para o mastro de um navio em movimento e simplesmente deixe-a cair e o homem que estiver observando a bordo sempre veria ela cair em linha reta, na vertical, se baseando nisso ninguém poderia dizer que a embarcação estaria em movimento ou não. então prova que não importa se a terra está em movimento a pedra sempre cairá no mesmo local ( isso lembra também de uma lei de Newton, (O objeto dentro do corpo em movimento está na mesma velocidade que o corpo em movimento) mas vamos deixar isso para mais tarde, ok).

Claro que mais tarde a teoria copérnica como a confirmação da teoria por Galileu foram "banidas" pela igreja e proibidas de voltar a ser discutidas, Galileu foi poupado da inquisição pelo papa Urbano VIII que era um admirador de seu trabalho, então ele volta para o seu cargo de cientista, o papa se sentiu ridicularizado em um livro de Galileu mais tarde, e o que aconteceu foi sua condenação (claro, não se podia opinar lembrem disso, então tudo era motivo para a condenação das pessoas).

Copérnico havia deixado um legado para o homem, um conhecimento mais além que fora discutido mais tarde insistentemente por outros homens que fizeram do mundo que conhecemos hoje mais aberto, muitos se sacrificaram para manter suas ideia mais uma unica vez que ela estivesse no ar, mais cedo ou mais tarde tomaria rumo em uma nova discussão para um novo conhecimento.

Nenhum comentário

Postar um comentário