19 de maio de 2016

As Cabeças do Grupo de Cangaceiros de Lampião

As Cabeças do Grupo de Lampião!


Muitos conheceram as histórias dos cangaceiros desse Brasil mas já teve a coragem de ver o que foi feito quando o grupo foi pego desprevenido? Como foi feito? E o que aconteceu logo após isso?






Aviso desde já que algumas imagens são fortes e inapropriadas para menores de 18 anos devido a violência exposta nelas.


Por volta das 5:00 horas da manhã no dia 28 de julho de 1938 o grupo foi surpreendido na hora do café, quando um dos cangaceiros deu o alarme de ataque, porém já era tarde de mais para alcançar as armas, os policiais do Tenente João Bezerra e do Sargento Aniceto Rodrigues da Silva abriram fogo com metralhadoras, os cangaceiros não tiveram tempo de reação, só tiveram tempo de correr após a morte de Lampião (seu líder). Maria Bonita também foi atingida pelas metralhadoras e ficou gravemente ferida em frente à Lampião, Maria Bonita teve a cabeça arrancada ainda com vida e os seu outros parceiros Luís Pedro, Elétrico, Enedina, Moeda, Alecrim, Colchete e Macela também tiveram o mesmo destino. quando arrancaram a cabeça de Lampião um policial com raiva desferiu um golpe de com a coronha do fuzil o que fez a cabeça ficar deformada.

O coronel João Bezerra exibia as cabeças por onde passava como exemplo, em péssimo estado de conservação as cabeças seguiram para Salvador, onde permaneceram por seis anos na Faculdade de Odontologia da UFBA, e também as cabeças ficaram expostas no Museu Antropológico Estácio de Lima localizado no prédio do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador, por mais de três décadas.

Os restos mortais dos cangaceiros foram enterrados com eles depois do Projeto de Lei nº 2.867, de 24 de maio de 1965, em 6 de fevereiro de 1969 a cabeça de Lampião e Maria Bonita foram sepultados e os demais cangaceiros tiveram seu sepultamento uma semana depois.



As cabeças dos cangaceiros:





As cabeças dos cangaceiros sendo exibidas em Piranhas na escadaria da prefeitura junto com as armas e seus utensílios.














Aqui são as cabeças dos cangaceiros expostas em Santana do Ipanema no ano de 1938.





















Essas são as cabeças de Serra Branca, Eleonora e Ameaça.























O cangaceiro Barreira ao lado da cabeça de seu ex-companheiro de bando.


















O médico legista Charles Pittex segurando as cabeças mumificadas de Lampião e Maria Bonita (já em péssima conservação).



















Aqui alguém está guardando as cabeças em um tipo de baú.

Nenhum comentário

Postar um comentário