Trago aos poetas e escritores a história do então famoso Herman Melville nascido em 1 de agosto de 1819 em Nova York, ficou muito famoso por uma obra que publicou em 1851 chamado Moby Dick, mas apenas muitos anos depois.
Herman era o terceiro filho de Allan e Maria Gansevoort Melvill, ele teve uma doença chamada Escarlatina quando era criança (ela afeta principalmente crianças, essa doença costuma trazer complicações nas amigdalite, faringite). Ele se mudou com a família para Albany em 1830 já com seus 11 anos de idade, em 1832 seu pai faleceu e ele teve que achar uma maneira de sustentar sua família, trabalhou mais tarde como bancário, agricultor e até professor. apenas no ano de 1839 resolveu se aventurar como ajudante no navio mercante St. Lawrence que tinha destino até Liverpool, e no ano de 1841 se aventurou a bordo baleeiro Acushnet que percorreu quase todo o Pacífico, não satisfeito com essa aventura resolveu ficar nas Ilhas Marquesas (Polinésia Francesa) quando a embarcação chegou lá, decidiu ficar algumas semanas vivendo com os nativos da tribo de canibais Typee (arriscado? não sei, talvez sim, ou muito arriscado) essa aventura foi registrada no livro publicado em 1841 com o nome "Typee", naquele mesmo ano ele embarcou em um baleeiro australiano chamado de Lucy Ann, vítima de um motim e ele se uniu a esse motim o que fez com que fosse preso, ele foi preso em uma cadeia do Tahiti e fugiu pouco tempo depois, esses acontecimentos marcantes foram descritos no livro publicado por ele em 1847 chamado Omoo.
Ainda no ano de 1841 embarcou como arpoador no Charles & Henry (baleeiro) e retornou a Boston como marinheiro, em 1844, a bordo da fragata United States.
Elizabeth Shaw |
Em 4 de agosto de 1847 se casou com Elizabeth Shaw, 2 anos depois lançou seu terceiro livro já que os dois anteriores tinham sido um sucesso, seu terceiro livro se chama Mardi, mas o público não gostou do novo livro que era uma aventura polinésia. Com isso ele lançou mais dois livros, um em 1849 chamado Redburn e outro em 1850 chamado White-Jacket, no ano de 1850 Herman e Elizabeth se mudam para Arrowhead, uma quinta em Pittsfield, Massachusetts onde Herman conheceu Nathaniel Hawthorne (considerado o primeiro escritor dos Estados Unidos).
Herman escreveu mais tarde Moby Dick que foi dedicado ao escritor Nathaniel Hawthorne, porém esse livro foi um fracasso na época e depois Pierre mais um fracasso da época, isso fez com que seu editor recusasse mais uma de suas obras, que está perdido até hoje, chamado de The Isle of the Cross.
Herman faleceu em 28 de setembro de 1891 aos seus 72 anos, em Nova York, já esquecido pelo público.
Nenhum comentário
Postar um comentário