13 de dezembro de 2016

Resenha: Serial Killers Louco ou Cruel? Histórias Reais, Assassinos Reais - Ilana Casoy

Autor: Ilana Casoy
Páginas: 360
Ano: 2014
Editora: DarkSide® Books
Gênero: Crime
Adicione: Skoob

Sinopse: A primeira parte de Louco ou Cruel? aborda os serial killers sob diversos aspectos e à luz da criminologia, do direito, da psiquiatria e da psicologia, e dedica-se a dissecar esse universo, analisando como tudo começa, quem são as vítimas, os aspectos gerais e psicológicos, os mitos e as crenças, o perfil do criminoso, a psicologia investigativa, a encenação/organização da cena e a análise do local do crime.
Na segunda parte do livro, Casoy apresenta em detalhes 16 casos de serial killers que chocaram e marcaram o século XX, entre eles Aileen Wuornos, Albert Fish, Andrei Chikatilo, Ed Gein, Jeffrey Dahmer, Ted Bundy e o Zodíaco, cuja identidade segue desconhecida até hoje. Histórias que habitam as entranhas da humanidade e o que ela tem de pior: perversidade, frieza e falta de sensibilidade que acabam por produzir o mal em escalas inimagináveis.



Resenha: Após eu ler um dos assuntos que mais me fascina (a mente cruel de um ser humano), me senti uma pessoa até mais inteirada sobre o assunto criminalístico, e pretendo sim ler a sequência desse claro: Serial Killers Made In Brazil. Que irei resenhar também, então aguardem.

O livro começa com uma abordagem sobre o que é um Serial Killer, como perfilar um assassino ou descobrir seu modus operandi (a maneira que ele costuma agir nos seus assassinatos) a partir da cena do crime, e também saber se são organizados ou desorganizados, além de saber isso você pode encontrar como o Estado em que ocorreu os crimes age sobre esses assassinos, a algum tempo palestrei sobre o assunto Serial Killers e confesso que algumas das coisas que li puderam me ajudar a compreender um pouco mais sobre o assunto que já tenho um conhecimento avançado (como leis dos locais, penas de morte, e também estado de saúde dos assassinos).

De fato o livro não é para quem tem estômago fraco pois descreve toda a cena do crime e como os assassinos fizeram tal ação hedionda e cruel, te abre a mente para tais crueldades trazendo perguntas de como, porquê, onde e quando, pois é um assunto que sempre cativou a curiosidade das pessoas em querer entender a mente de um assassino em série, eu sempre fui curioso nesse sentido e sempre quis entrar na mente de um assassino como esses para ver o que eles mais sentem ao fazer isso (estranho? sim, mas se você pretende se aprofundar nesse assunto precisa ler muito sobre isso). Ilana Casoy traz entrevistas e histórias das vítimas que sobreviveram ou parentes das vítimas, além de histórias detalhadas dos assassinos e como era seu modus operandi, consegue nos trazer com clareza e bem detalhado o como foi os julgamentos dos assassinos.

Durante a leitura não encontreis erros de português, e a forma de escrita é simplesmente fantástica pois não é cansativo e é bem simples de entender em questão de leis e crimes, além de entrar bastante na área da psicologia forense (que é uma área complicada, mas muito legal para se estudar).

Existem imagens dos assassinos ou das cenas do crime e até mesmo das provas do crime, o que torna o livro assim mais chamativo para o leitor. É uma leitura agradável mas forte para quem não está acostumado com o assunto ou não aguenta esse tipo de assunto.

Nenhum comentário

Postar um comentário