18 de fevereiro de 2019

Robin Hood

Existiu Algum Robin Hood na história?


Sim, de fato existiu alguém conhecido por esse nome na idade média, um conhecido historiador inglês chamado Sir James Holt já compilou diversas vezes sobre as referencias desse tão conhecido fora da lei com variedades grafias arcaicas no século XIII como: Robunhod, Robbehod, Robehod, Rubinhood, Robyne Hude e por ai vai. um dos principais registros é uma carta escrita pelo conhecido João Sem Terra em 1215, monges escreviam textos com nomes do então fora da lei.
Outras histórias ou contos sobre ele eram escritos posteriormente durante a idade média e contos mais novos, precisamente no século XIX foram escritos dramatizando o romance do fora da lei medievo, onde contos com nomes conhecidos como o Rei Ricardo coração de Leão faziam do personagem um vivente dos anos de 1190 ou depois da morte do Rei que reforça a carta de João Sem Terra, confuso não é ?!




Mas o que poderia fazer mais confusão na tentativa de descobrir quem era Robin Hood ou se ele realmente existiu? Simples o nome Robin pode ser tanto feminino quanto masculino alem de poder ser a abreviação de Robert, nome do qual 6% da população inglesa possuía, e seu segundo nome (Hood) que significa "capuz", "madeira" ou "floresta", como já citado no blog os nomes que temos e que levamos adiante podem ter sido características de nossas profissões ou de nossa aparência física como os Vikings bem usavam para se identificarem, antes para que todos se identificassem as apresentações eram feitas da seguinte forma:

Exemplo: Rodrigo, Filho de Alexandre, filho de Nercio, filho de Orestes, Filho de Pietro Emigrante Italiano.

A apresentação só parava quando já não se tinha mais conhecimento de onde sua família veio, lendo isso você pode notar que as vezes a apresentação poderia ser uma ladainha e demorar um pouco ou talvez muito, então era mais fácil caracterizar a pessoa. Então você está com o seu nome como conhece agora devido a isso.

O arco reforça mais um pouco sua origem pois na época de 1066 os arqueiros se tornaram mais úteis até como grandes mercenários pois a madeira era de fácil acesso e mais barata para se conseguir alem de ser de extrema utilidade para camponeses que precisavam da caça para sobreviver, todos podiam possuir arco e flecha e todos podiam praticar livremente. A guerra já retratada dos Normandos e Anglo Saxões cuja Lenda de Robin Hood teria surgido como um nobre Anglo Saxão que luta contra os Normandos que oprimiam o povo fato este que ajuda a retratar o fora da lei como um justo que rouba dos nobres que oprimiam pedindo impostos exagerados para dar aos necessitados ou roubados pelos Normandos que se aproveitavam e esbanjavam de seu poder. Lenda ou romance talvez exagerada mas no entanto parcialmente real pelos fatos históricos ali retratados. Outro fato é o local Lincoln a grande produção de tecido era comum no local e floretas da volta possuíam plantas que forneciam tintas para ele no qual as roupas eram tingidas varias vezes até atingir um verde chamado de "verde lincoln" no qual explicaria a cor das roupas de Robin Hood.

Sir James Holt.
Ricardo Coração de Leão.


Nenhum comentário

Postar um comentário