30 de março de 2019

Viver é Muito Bom: A história de Eugênia e Orestes contada pelos filhos - Maria Conceição Bordignon Hoffman, Celso Bordignon



Autor: Maria Conceição Hoffman, Celso Bordignon
Páginas: 118
Ano: 2018
Editora: São Miguel
Gênero: Biografia, Histórico
Adicione: Skoob

Sinopse: Eugênia (Nena) era filha primogênita de José Fardin e Angela Francisca Unfer Fardin. Nasceu no dia 10 de janeiro de 1914 na localidade de Serraria Scheidt Cachoeira do Sul. Teve 9 irmãos (as). Casou-se com Orestes Bordignon em 1938,desta união nasceram 10 filhos: Nércio (+), Maria de Lourdes, Narciso, José, Maria Conceição, Paulo, Cláudio, Maria Helena, Celso e Luiz Carlos. Aps os primeiros anos de casada a família transferiu-se para a cidade Cachoeira do Sul. Com a morte do esposo (11/04/1967) doou-se ainda mais nos cuidados da família. Aos pouco seus filhos e filhas foram tornando-se adultos e seguindo suas vocações. A partir de 1986 passou a residir em Uruguaiana com a família do filho mais novo, Luiz Carlos.



Resenha: Tive o Prazer de ler e me aprofundar um pouco sobre a história de um lado da minha família contada pelo meu tio avô e pela minha tia avó por parte de pai.

Impossível eu não me impressionar com os relatos aqui contados, as dificuldades vividas, e momentos presenciados em tempos diferentes, pude conhecer um pouco mais sobre minha tataravó e tataravô e até antes deles, com fotos até dos imigrantes da família, coisa que é muito difícil de conseguir hoje em dia.

O mais legal é poder imaginar como era a vida naquelas épocas diferentes e alem disso poder ver pelas fotos as vestimentas daquele período, você também encontra relatos de outros da família ali afirmando as coisas que viram em alguns momentos da vida. O livro também é uma ótima pesquisa para se ter dos imigrante do Rio Grande do Sul, mostra o que fizeram quando chegaram aqui e como foi ter que esconder a origem durante a Segunda Guerra Mundial para que não fossem acusados de nazistas ou fascistas devido ao que estava acontecendo na Europa.

O livro tem uma narrativa ótima e prende o leitor ao que esta sendo contado fazendo querer ler mais sobre, te inspira a querer saber mais sobre tua própria família, para os amantes da cozinha o livro também possui receitas antigas, muito bem escrito e a capa possui uma arte linda, contendo a foto sobre quem está sendo contada a história.  

Um comentário