28 de agosto de 2019

A História do Aparelho Auditivo

Não, não é de hoje o aparelho auditivo!


Sabemos que o aparelho auditivo não foi uma invenção exclusiva de Graham Bell, e sim de 4 inventores grandes do século XIX e início do século XX.



 Antonio Santi Giuseppe Meucci um grande invento da Itália que estudou na Academia de Belas Artes da capital de Toscana, Antonio nasceu em 13 de abril de 1808 (mas a história dele fica para outro post). naquele ano de 1849 Antonio havia testado a transmissão de voz pela corrente elétrica, então nos anos que se seguiram ele se aprofundou na pesquisa lá pelos Estados Unidos e lá resolveu procurar pessoas realmente interessadas em sua pesquisa. Sua esposa sofria de reumatismo e isso fez com que Antonio construísse um telefone eletromagnético que chamou-o de telettrofono, ele acaba vendendo o protótipo que inventara por complicações financeiras anteriores, só aí então entra Alexandre Graham Bell.

Bell aproveitou a chance que teve e compro a invenção do seu Antonio (claro, experto né) então patenteou anos mais tarde o "o método de, e o instrumento para, transmitir sons vocais ou outros telegraficamente, causando ondulações elétricas, similares às vibrações do ar que acompanham o som vocal." o que chamamos hoje mais facilmente de Telefone, engraçado como tais invenções ajudariam tanto no conforto quanto na saúde das pessoas. Bell continuou trabalhando na área da comunicação onde mais tarde inventaria a Photophone, algo que trabalharia com a transmissão de som através de um feixe de luz, algo parecido com o que temos hoje chamado de "Fibra Óptica", ele também trabalhou na área médica e inventou algumas técnicas para ensinar o discurso aos surdos, lá em Boston continuou sua pesquisa na mesma área.

Nessa mesma época um outro inventor chamado Elisha Gray estava aplicando uma patente do mesmo gênero de Bell, uma briga de patentes nessa época estava ocorrendo, Bell estava sendo inclusive processado por Antonio mas faleceu pouco depois e o processo obviamente foi encerrado, 130 anos depois ele teve o reconhecimento de verdadeiro inventor do telefone, o Sr. Gray estava trabalhando num transmissor que era inspirado em um bem mais antigo conhecido por "telefone dos amantes" onde dois diafragmas são unidos por um fio, esticados fazem com que a vóz seja transmitida através de vibrações mecânicas do fio, isso não tirava os méritos de Bell é claro, que apenas muitos anos depois foi considerado um inventor de um aparelho que amplificou eletronicamente o som usando um microfone de carbono e uma bateria, usado até hoje nas empresas de fonoaudiologia para fazer os aparelhos auditivos.

O aparelho auditivo só viria mesmo no ano de 1886 por um dos mais conhecidos inventores da história, e um dos mais influentes cientistas de todos os tempos Thomas Alva Edison que revolucionou o mundo e melhorou o funcionamento do telefone inventado por Antonio o que ajudaria mais tarde na produção de aparelhos auditivos, em uma revolução industrial prestes a eclodir a produção de aparelhos também estava prestes a crescer.

No ano de 1898, a empresa Dictograph Company criou o primeiro aparelho auditivo de carbono, um ano depois um empresário chamado Miller Reese Hutchison patenteou uma outra invenção do primeiro aparelho auditivo elétrico que tinha na sua concepção um transmissor de carbono e uma bateria, aparelho esse, que está exposto no Museu do Aparelho Auditivo do Brasil. Desde então a tecnologia avançou muito e os aparelhos foram modernizando a cada ano que se passava quase se tornando imperceptíveis hoje, dando mais conforto e facilitando cada vez mais a vida da pessoa com a deficiência.



Nenhum comentário

Postar um comentário