29 de agosto de 2019

A História da Moda Grega

O Vestuário Grego!

Quando falamos de Grécia imaginamos instantaneamente uma roupa longa e branca, como se fossem lençóis certo? mas vamos deixar de lado a imaginação boba e vamos entrar definitivamente no técnico e visual histórico.



O vestuário dos gregos é simples, usavam roupas de linho no verão e lã no inverno, linho é uma planta fibrosa e flexível, muito usado também em Roma e no Egito para a confecção de roupas, roupas essas feitas pelas esposas filhas ou escravas na Grécia, algumas roupas recebiam uma coloração diferente para identificar classes ou lugar de onde vem, joias ou outros adereços eram geralmente usados por pessoas mais ricas da época.

Vestuário Feminino:

Exômis: Um manto feito de retângulos do tecidos presos apenas por um ombro, as barras eram decorativas e também servia-se para segurar os seios.

Strophion: Uma faixa de pano usada para cobrir ou apoiar os seios.

Peplo: Uma túnica feminina presa por duas fíbulas, dois retângulos de tecidos eram usados.

Quíton: Uma túnica usado tanto por mulheres como para homens presa por 5 a 8 fíbulas, feitas de dois retângulos de tecido.

Krêpis: Sandálias simples.

Pharos: Um vestido complementar ao Quíton.

Vestuário Masculino:

Quíton: Uma túnica usado tanto por mulheres como para homens presa por 5 a 8 fíbulas, feitas de dois retângulos de tecido.

Clâmide: Um manto curto preso em frente ao pescoço.

Himation: feito de lã e muito usado para se proteger do frio.

Krêpis: Sandálias simples.

Bom ressaltar que a vestimenta mais comum usada na época era o Quíton, um retângulo longo de tecido usado como Túnica, nos homens presa nos ombros e também a baixo dos braços, nos ombros podiam ser presos com fíbulas ou broches, na cintura era preso por uma corda ou cinto (muito provavelmente pessoas de uma classe mais nobre usava-se um cinto). A túnica ou quíton nos adultos eram mais longos chegando até os tornozelos e nos mais jovens iam até os joelhos, nas mulheres era um pouco diferente, com cordoes ou correntes na altura da cintura na intenção de decorar, as túnicas também podiam ser bem decotadas, usavam um vestido complementar para o Quíton, e para ficarem mais aquecidos no inverno usavam um Himation muito usado pelos filósofos Gregos.


O Quíton

O Clâmide




















      
                                   
                                         O Strophion



O Peplo
O Himation

Nenhum comentário

Postar um comentário