10 de setembro de 2019

História da Moda Romana

O Vestuário Romano!


Como bem se sabe muito o vestuário romano recebeu inspiração dos gregos então as roupas são muito parecidas com diferença apenas nas cores ou nomes.



Em Roma se vestia uma Toga por cima da Túnica, quanto maior era a Toga mais influente essa pessoa era na sociedade alem das cores que ajudavam na identificação social os escravos por exemplo usavam apenas uma Túnica  assim como soldados e plebeus.

Os romanos não cobriam muito a cabeça a não ser que por ventura viajassem, então punham sobre a cabeça o Pétaso um chapéu com abas largas, também usavam um Cuculo que é algo parecido com capuz, em sacrifícios (sim, os romanos praticavam sacrifícios) eles usavam o Pálio uma banda da Toga.

As mulheres no entanto costumavam andar com a cabeça cobrida com a chamada Palla, um manto comprido que costumava ir até os pés, e as mulheres viúvas usavam o Ricínio (fácil para identificar as classes sociais não é?!).

As roupas interiores era mais comum para as mulheres que usavam uma faixa de tecido nos seios que possuía diversos nomes Fáscia Peitoral, Mamília, Estrófio ou Tênia, e também o Subligáculo uma faixa de tecido colocada em volta dos rins, inicialmente usada pelos homens e mais tarde abandonada.

Com crianças as vestimentas também eram diferentes, elas usavam uma Toga Pretexta, possuía uma banda púrpura aos 17 anos os jovens recebiam a Toga Viril como um evento de passagem para a vida adulta e as meninas usavam a Estola no momento em que casassem.





Nenhum comentário

Postar um comentário