25 de março de 2020

A Peste Negra (parte 1/3)

O terror das Pandemias Mundiais!


Durante Séculos esse assunto domina os assuntos de Pandemias Mundiais, mas porque exatamente? O que fez o mundo em frente a essa terrível ameaça? E os Nobre e os Clérigos da época se safaram da doença?

Essa doença se espalhou por toda a Eurásia entre os anos de 1346 e 1353 matando cerca de 75 a 200 milhões de pessoas através de uma bactéria chamada Yersinia pestis transmitida pela pulga do rato-preto, outros roedores no entanto podem possuir essas pulgas, acredita-se que essa doença tenha surgido na Ásia Central e se espalhou através da Rota da Seda aí então alcança a Crimeia finalmente em 1343. Essa praga pode ter reduzido a população mundial de 450 milhões para 350 ou 375 milhões em meados do século XIV a população continuou reduzida assim até meados do século XVII e continuou aparecendo lá de vez em quando até desaparecer da Europa somente no século XIX.

A população de Ratos nas Cidades era muito grande, e o ser humano vivendo em meio a eles por pobreza ou em lugares precários tornava a disseminação da Peste muito mais fácil e rápido, claro que essa doença interferiu na economia da época, e teve impactos sociais e religiosos, assim afetou também o curso da História, vocês se perguntam como exatamente se disseminou essa peste? ou em que momento? Bem, vamos para o próximo paragrafo.

Durante um cerco feito pelos Mongóis à colônia genovesa de Caffa, Crimeia, pelo  khan da Horda de Ouro, Jani Beg, esse cerco durou 2 anos até começarem a morrer a míngua por uma peste que surgiu com eles mesmos, não satisfeitos com a derrota invisível resolveram catapultar os mortos na Colônia para que esses morram da mesma forma, claro o caos foi instaurado e os corpos eram tantos que eles queimavam os corpos em piras, sim, eles tentaram fugir da peste em navios e isso fez com que tudo piorasse e os ratos levados pelos navios espalharam suas pulgas com outros ratos de outras cidades, assim a primeira cidade contaminada foi Constantinopla lá por maio de 1347 e assim como o vírus que estamos vendo hoje você pode imaginar que se espalhou de certa forma da mesma maneira.

Não meus caros historiadores, estudantes, e curiosos a roupa usada da Peste Negra não foi usada no início da pandemia e sim inventada e usada lá por 1619 por um médico chamado Charles de Lorme, antes de tudo isso na Idade Média ainda acreditavam que os culpados da Peste Negra eram os Judeus que envenenaram o mundo, então matavam todos que encontravam queimados, o Papa Clemente VI deixa um relato depois que sobreviveu a Peste, explicando tudo. Página 2 ----->

Charles de Lorme


A roupa usada na Peste Negra inventada em 1619

Nenhum comentário

Postar um comentário