27 de março de 2020

Peste Negra (parte 2/3)

O Que a Peste Negra Gerou?

Lembram que eu Falei sobre o relato do Papa Clemente VI, pois então vou deixar seu relato histórico aqui.

"A grande mortandade teve início em Avinhão em janeiro de 1348. A epidemia se apresentou de duas maneiras. Nos primeiros dois meses manifestava-se com febre e expectoração sanguinolenta e os doentes morriam em três dias; decorrido esse tempo manifestou-se com febre contínua e inchação nas axilas e nas virilhas e os doentes morriam em 5 dias. Era tão contagiosa que se propagava rapidamente de uma pessoa a outra; o pai não ia ver seu filho nem o filho a seu pai; a caridade desaparecera por completo". E continua: Não se sabia qual a causa desta grande mortandade. Em alguns lugares pensava-se que os judeus haviam envenenado o mundo e por isso os mataram."

Houve um movimento grande de médicos dispostos a ajudar as vítimas da Peste, para isso foram inventadas as famosas roupas da Peste Negra que sitei no post passado, alguns deles não aceitavam chegar muito perto dos doentes e usavam um tipo de faca com 1,80 cm de comprimento para cortar as feridas chamadas de Bubões na época. Claro que algumas regiões foram poupadas da Peste como a Milão e a Polônia, vamos então falar sobre alguns lugares que sofreram da Peste.

China em 1334 relatou a Peste em Hubei, casos esses bem isolados pelo que se parece, na época do domínio dos Mongóis em meados de 1353 e 1354 a epidemia se tornou maior e os chineses estimaram uma redução de 1 a 2 terços da população, acredito que algo exagerado na época, mas pode ser possível, não dá para descartar a possibilidade.
D. Fernando

Em Portugal a Peste chegou finalmente em outono de 1348 matando um terço ou a metade da população, claro isso causou o caos na nação, em 1352 a Corte Portuguesa foi convocada para restaurar a ordem. Após a peste uma revolução no reinado de D. Fernando eclodia, um efeito indireto da Peste fez com que houvesse uma guerra civil entre os da pequena nobreza e burguesia contra os da alta nobreza, burguesia e Casa Real já enfraquecida, que devido a Peste estavam usando de sua autoridade e tirania para reconstruir os danos causados pela doença, não satisfeitos se juntam ao Reino de Castela afim de ganhar a guerra, mas essa revolução fica para outra postagem.

A Batalha de Aljubarrota


A Peste se ia e voltava para Portugal varias vezes assim que novos hospedes nasciam e foi assim até o  final do século XVII, em Lisboa no ano de 1569 a epidemia volta com força matando cerca de 600 pessoas por dia assim totalizando mais ou menos 60.000 mortos pela doença, a ultima epidemia da Peste em Portugal foi em 1650.

Página 3 ---->

Nenhum comentário

Postar um comentário