16 de agosto de 2012

Atlântida

A cidade realmente existiu?


Atlântida ou Atlantis "filha de Atlas" é uma lendária ilha ou continente cuja primeira menção conhecida remonta a Platão em suas obras "Timeu ou a Natureza" e "Crítias ou a Atlântida".
Nos contos de Platão, Atlântida era uma potência naval localizada " na frente das Colunas de Hércules", que conquistou muitas partes da Europa Ocidental e África 9.000 anos antes da era de Solon, ou seja, aproximadamente 9600 a.C.. 


Após uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlântida afundou no oceano "em um único dia e noite de infortúnio".
Estudiosos disputam se a história ou conto de Platão foi inspirada por antigas tradições. Alguns pesquisadores argumentam que Platão criou a história mediante memórias de eventos antigos como a erupção de Thera ou a guerra de Tróia, enquanto outros insistem que ele teve inspiração em acontecimentos contemporâneos, como a destruição de Helique em 373 a.C. ou a fracassada invasão ateniense da Sicília em 415 a.C.–413 a.C..
A muito tempo essa cidade vem sendo procurada por caçadores de tesouro, obviamente procurando apenas uma quantia absurda de ouro e joias que acham que a cidade tem, e arqueólogos que acreditam apenas no seu valor histórico e uma explicação do que poderia ter acontecido para esta cidade, simplesmente afundar e sumir no mar, coisas são encontradas no fundo do mar que indicariam ser de Atlântida mas não tem como ter certeza.
            

Nenhum comentário

Postar um comentário