Muitos tem conhecimento sobre este monumento extensivo de poder militar, mas sabem como foi feita? Porque foi feita? Quando foi feita? uma boa pergunta também cheias de lendas sobre ela, porém tudo tem seus pontos de verdades, mentiras e motivos.
A muralha da China foi construída na Dinastia Ming, cerca de 2 milênios atrás, no final do século XV no ano de 220 a.C, existem muitas coisas encontradas nessa Dinastia, vasos principalmente valendo fortunas, é considerado o maior monumento já feito pelo homem no mundo, uma das lendas recentes diz que pode ser visto do espaço (confesso que isso eu não acredito, pois ele é extenso demais mas não largo o suficiente para ser notado do espaço, devido aos locais que ele foi construído também não ajudam muito).
Construída no império Qin, muitos acreditavam ter sido construído para proteger o Império Chinês das grandes invasões de outras tribos vizinhas, no entanto o Império Qin não corria perigo a qualquer invasão das tribos naquela época na construção da Grande Muralha, nessa época apenas os Hsiung-nu se exaltavam e iam contra o império mas esses mesmos resistiram ao exército de Meng T’ien que os expulsou da região de Ordos, a muralha seria feita para prevenir ataques futuros, mas as vidas usadas para construí-las foi absurda.
A Grande Muralha teria sido ideia de Shi Huang Di na sua obsessão por segurança e por projetos gigantescos, porem a construção da muralha foi uma saída para se livrar de criminosos e prisioneiros de guerras, lá eles trabalhavam até seus últimos suspiros e então eram enterrados abaixo da muralhas sendo condenados a sustentar a muralha eternamente (uma lenda? talvez!) além disso a construção da muralha serviu para trabalho aos soldados que estavam desempregados também, após terminarem a muralha os soldados teriam que cobrir toda a extensão da muralha para assegurar de que a capital estaria segura dos ataques, as primeiras construções da muralha surgiram com o imperador Qin Shihuang na Dinastia Chin antes da unificação dos 7 reinos, começou com as demais fortificações dos reinos juntando-as e tornando elas então uma grande fortificação.
Com a morte do Imperador Qin Shihuang a China virou um caos, com agitação política e revoltas, isso fez com que a construção da muralha fosse paralisada, somente na Dinastia Han que as coisas normalizaram e os trabalhos na muralha foram retomados por conta do crescimento populacional, até chegar a Dinastia Ming onde cerca de 1 milhão de pessoas trabalharam na construção da muralha onde muitos morreram de frio doenças ou de trabalho exaustivo, provavelmente enterrados sobre a muralha.
Uma lenda da construção da muralha é de que tudo foi calculado tão precisamente, na quantidade de tijolos e o tamanho correto de que não deveria faltar um tijolo se quer e ao terminar uma parte da muralha um tijolo ficou faltando da qual se encontra até hoje intocado para lembrar que o homem não é preciso, provavelmente o arquiteto foi punido ou não!
Retrato do imperador:
Imperador Qin Shihuang, primeiro imperador Chinês da Dinastia Chin.
Nenhum comentário
Postar um comentário