4 de maio de 2016

Gengis Khan

O Guerreiro Implacável!


Gengis Khan nasceu na Mongólia nas proximidades do rio Onon perto do lago Baikal em 1162 não se tem confirmação em qual dia e qual mês, seu nome verdadeiro ou seu primeiro nome era Temudjin.







Ele teria nascido em uma época em que uma lenda rondava sua tribo de que um lobo cinzento iria engolir a terra, quando era mais novo matou o lobo e se tornou famoso em sua tribo, ele também foi rejeitado e expulso de seu clã pela sua família, ele volta mais tarde para o clã e toma o poder e unifica todos os mongóis.

Gengis Khan ficou muito conhecido por ter um império imbatível e destemido, e ter invadido a muralha da China e também conquistou o país inteiro. estendeu seu império ainda até o oeste e ao sul, ele também é conhecido hoje por ter sido o homem que mais conquistou territórios da história, ele também teve uma mulher chamada de Börte da qual teve 4 filhos chamados de Jochi nascido em 1185 e falecido em 1226,  Chagatai nascido em 1187 e faleceu em 1241, Gedei nascido em 1189 e falecido em 1241 e Tolui que nasceu em 1190 e faleceu em 1232, obviamente também teve mais esposas e mais filhos mas os nomes não aparecem na história pois ele não deu herança a todos por não ser do mesmo clã.

Lembramos também que antes de Gengis Khan a Ásia Central foi um lugar considerados hoje como um palco dos maiores impérios da história e antes dele houve uma era de ouro na China, por volta do ano 1000 existiu a Dinastia Tang nesse período o império chinês teve cerca de 80 milhões de habitantes e eles também controlavam o comércio marítimo e sua rota da seda. Logo após a queda da dinastia Tang essa região foi dividida em 3 reinos: reino Song, o reino Xia e o reino Liao ao Oeste existiam tribos nômades de etnia Túrquica e Mongólica que ofereciam perigo constante contra os demais impérios.

Em 1206 Gengis Khan fez aquilo que os reinos mais temiam que era unificar as tribos mongólicas tornando-se assim um "império" nômade e dominou em menos de um século quase toda a Ásia e chegam também chegam na Europa com um poder militar inimaginável, por onde os exércitos mongóis passavam as cidades eram devastadas e arrasadas.

Apesar de Gengis Khan ter sido um conquistador feroz e violento crio códigos de leis civil e militar, e também vendo que era analfabeto percebeu logo que era de enorme importância a educação e exigiu a criação de um alfabeto para a língua mongólica, também deu valor a muitas culturas por onde passava. Houve consequências nas invasões mongólicas como por exemplo o fim da era dourada islâmica na destruição da Grande Biblioteca de Bagdá (combinamos que é uma perda de artefatos e conhecimentos históricos que abala um historiador sempre, imagina o quanto poderíamos ter aprendido se não tivessem sido destruídos!).

Gengis Khan faleceu em 18 de agosto de 1227 aos seus 65 anos e o local de sua morte é desconhecido, seus sucessores continuaram a expandir o império Mongol e a conquistar novos territórios.  

Nenhum comentário

Postar um comentário