5 de maio de 2016

Os Francos, parte 1/5

Os Francos e sua Origem.


Lembramos sempre que para resumir o que os francos fizeram foi causar o fim do império Romano e inicio da idade média, teriam também tendo por causar ascensões e quedas repentinas em muitos povos ou tribos germânicas, unindo e desunindo diversas vezes as tribos dos francos. A palavra franco significa "livre" na língua frâncica. 





Os Francos seriam mais conhecidos por serem uma tribo Germânica que dava peso na consciência do império Romano, eles se estabeleceram a partir da Frísia como Federados (Federados era uma tribo associada a Roma por um tratado, mas que não eram considerados como uma colonia romana nem uma cidadania romana, e em casos de uma batalha ou outros casos eles eram convocados obrigatoriamente como soldados, ou seja eles eram como um nada para o Império Romano). Vamos lembrar também que o lugar onde eles se instalaram hoje é conhecido como França e também na área onde hoje é conhecida como Alemanha na região da Francônia.

Os Reino Franco sofreu muitas partilhas e repartições, pois os filhos dos "nobres" francos recebiam direitos hereditários e tinham lá seus privilégios, isso possibilitou uma confusão em saber quem reinou em certas datas históricas em vários reinos francos, outra coisa que dificulta no conhecimento dessa época é a escassez de registros escritos pelas tribos dos francos com exceção dos Merovíngios e os Carolíngios.

Vamos agora para os primeiros francos, como citei anteriormente é uma coisa que se torna um pouco confuso e parece faltar muita coisa pois não se encontra muitos registros escritos daquela época, então pelo que se sabe à uma principal fonte o Galo-romano chamado Gregório de Tours explica em seu trabalho ("Historia Francorum" Historia dos Francos).

Estudiosos modernos do período das migrações sugeriram que os francos teriam surgido com as junções de outras tribos germânicas como: Usípetes, Tencteros, Sicambros e Brúcteros em torno do vale Reno, e teria sido consequência da guerra entre a Roma e os Marcomanos que pode ter ocorrido em 166 (Os Marcomanos eram uma tribo germânica que viviam na região sul do rio Danúbio, e no início da era cristã eles se estabeleceram onde é conhecido hoje como Boêmia após terem sido derrotados pelo Império Romano). Gregório explica que os francos viveram originalmente na Panônia e mais tarde se estabeleceram nas margens do Reno no nordeste da Holanda no norte da antiga fronteira do Império Romano com o nome de Salândia que pode ter recebido esse nome devido aos sálios.

Em 355 até 358, o então imperados Juliano encontrou as linhas de navegação no Reno sob forte controle dos Francos, e então ele os acalmou novamente, Roma cedeu a eles uma parte da Gália Belga aos Francos, foi então nesse período que eles se tornaram federados do Império Romano (expliquei isso no começo, ok). Aos poucos os Francos conquistaram uma boa parte da Roma gaulesa, mais tarde eles também combateriam grandes invasões de outras tribos germânicas como aliados de Roma no início, em Paris esse domínio Romano permaneceu até 486.

Nenhum comentário

Postar um comentário