Os primeiros chefes dos francos seriam Faramond que reinou entre 419 até cerca de 427 e Clóvis que reinou cerca de 427 até cerca de 447, mas até hoje é incerto e confuso sobre seus reinados na dinastia Merovígia as vezes tornando eles um mito.
Segundo Gregório de Tours menciona que Clóvis como o primeiro rei dos francos e teria conquistado a Gália de inicio tomando Camaraco onde hoje é conhecido como Cambrai, e expandiu até as fronteiras do rio Somme, o período que marca o inicio de um conflito de séculos é quando o Flávio Aécio surpreendeu os francos e os rechaçou por volta de 431.
Em 451, Flávio Aécio teria apelado para os seus aliados germânicos para impedir uma invasão dos Hunos, e os francos sálios atenderam ao pedido e impediram a invasão dos hunos.
Clóvis fez uma campanha para unir os vários reinos francos na Gália e na Renânia para derrotar Afrânio Siágrio em 486 (romano que mantinha seu poder sobre Paris) eles então saíram vitoriosos e isso fez acabar com o poder que Roma mantinha sobre Paris. Clovis então se tornaria o primeiro rei dos Francos, porem os relatos de Gregório indicam que Meroveu era o rei dos Francos e também filho de Clóvis (confuso não é?! Isso porque ele confundiu tudo mesmo) após o reinado de Meroveu seu sucessor foi Childerico I, seu reinado foi de 436 até sua morte em 482 aos seus 48 anos (Childerico I foi um rei federado). O seu tumulo foi encontrado em 1656, e junto a ele um anel que mostrava ser rei dos francos.
Houve uma batalha travada em 507 por Clóvis e seu filho Teodorico "Batalha de Vouillé" contra os Visigodos, Clóvis sai vitorioso após ter matado Alarico II rei dos visigodos, essa vitória possibilitou o caminho do sul e a conquista de Tolosa, antiga capital dos Visigodos, Narbona, a Aquitânia, a Gasconha, o Languedoque e o Limusino, Clóvis então expandiu seu reino em direção ao oeste até as montanhas dos Pirenéus.
Clóvis se converteu ao Catolicismo em 493 após seu casamento com a princesa Burgúdia Clotilde se tornando também rainha dos francos, após sua conversão ao cristianismo outros francos também se converteram, isso fez com que os outros reis e o Papa ficassem mais próximos, e os francos recém-cristianizados foram bem mais aceitos pela população galo-romana.
A era merovíngia começou a decair aos poucos, a introdução da pratica do feudo de sangue levou um sério desrespeito das leis e as coisas começaram a desandar, e vilas auto sustentáveis começaram a surgir, e a pratica da leitura e escrita começou a desaparecer perto das igrejas e mosteiros. Então eles simplesmente voltaram atrás aderindo a pratica germânica de dividir as terras entre os seus filhos, isso seguiu por um bom tempo e acabou por gerar guerras entre as famílias mais poderosas por terras. Clovis morreu em 511 e os seus 4 filhos dividiram os reinos entre eles e seguiram compartilhando a posição do rei.
O reinado sobre os filhos de Clóvis fez com que os francos se expandissem mais cobrindo a maior parte da França e também parte da Alâmania que é conhecida hoje como Alemanha e Turíngia, a Saxônia permaneceu intocada pelos francos por enquanto, e só seria conquistada seculos mais tarde por Carlos Magno.
No século VII houve uma série de mortes prematuras começando por Dagoberto I em 639
isso fez com que houvesse reis menores de idade também, por fim na virada do século VIII os mordomos austrasianos consolidaram o poder em sua própria regência hereditária, estabelecendo a fundação para uma nova dinastia que mais tarde seria chamada de Carolíngios.
Nenhum comentário
Postar um comentário