Virgulino Ferreira da Silva nasceu em 4 de junho de 1898 na Serra Talhada em Pernambuco, considerado o Rei do Cangaço e mais bem sucedido da história do Brasil. Muito se discute sobre qual seria a data correta de seu nascimento uma delas seria 4 de junho de 1898 que consta em sua certidão de Batismo e a outra é em 12 de fevereiro de 1900 data que ele mesmo diz em uma entrevista em 1926.
Virgulino foi o terceiro filho de José Ferreira dos Santos e Maria Sucena da Purificação, ele trabalhou como artesão até seus 21 anos, também possuía alfabetização e usava óculos para a sua leitura, e isso não era muito comum para a época pois as pessoas mais pobres da época não tinham tanta facilidade para ingressar em um estudo, uma das histórias do porque ele tinha o famoso apelido de Lampião era por conta de seus tiros repetitivos a noite fazendo clarear tudo em longas distancias, nessa época também havia muitas disputas entre famílias por limites de terras então suas família tinha essas disputas e em um momento seu pai foi morto em um confronto pela policia em 1919, e Virgulino jurou vingança, juntou-se com seus 2 irmão e integrou o grupo de cangaceiros de Sinhô Pereira, aos seus 21 anos começou a viajar com seu grupo de cangaceiros que chagava a 50 homens, eles viajavam a cavalo com roupas de couro e chapéu como os pistoleiros do faroeste dos Estados Unidos.
Eles não possuíam armas no início pois não existia contrabando de armas naquela época então eles roubavam da polícia e de unidades paramilitares, a espingarda Mauser e uma grande variedade de revólveres semiautomáticas eram possuídas nesses confrontos, a arma mais usada era o famoso rifle Winchester (esse nome me lembra Supernatural o seriado... ok parei). Os cangaceiros chamavam os integrantes das volantes de "macacos" pois quando o grupo do Lampião chegava os soldados saiam pulando.
O Lampião foi acusado por saquear e atacar pequenas fazendas e cidades em quase todo o Nordeste, ele também foi acusado de roubar gado, sequestros, assassinatos, torturas, mutilações, estupros e saques (muito parecido com Billy the kid) porém também foi comparado à Robin Hood do sertão brasileiro pois roubava apenas de fazendeiros ricos e militares e dava aos pobres (sim claro, faz muito sentido isso, e como ele sabia que aqueles fazendeiros não conseguiram riqueza por baixo também?).
Lampião namorava com Maria Gomes de Oliveira mais conhecida como "Maria Bonita" que se juntou ao grupo de Lampião em 1930 e se vestia como os demais homens do grupo sendo assim iguais aos demais cangaceiros, participou de muitas ações com o bando, e também teve uma filha com Lampião chamada Expedita de Oliveira Ferreira Nunes nascida em 19 de setembro de 1932, se é especulado também que tiveram gêmeos chamados Ananias e Arlindo Gomes de Oliveira, mas isso nuca foi comprovado.
Quando Lampião era perseguido pelos seus rastros era difícil saber como acha-lo pois ele tinha a parte de trás da sandália igual á da frente isso tornava difícil saber qual a direção que ele foi, porém a maneira de saber era ver qual dos lados da pegada possuía mais pressão assim saberia qual lado ele teria ido.
Lampião e seu grupo foram pegos de surpresa pela força volante em 28 de julho de 1938 por volta das 5:00 horas da manhã quando resolveram tomar café, no momento em que um cangaceiro deu o alarme já era tarde demais e os policiais do Tenente João Bezerra e do Sargento Aniceto Rodrigues da Silva abriram fogo com metralhadoras, os cangaceiros não tiveram tempo de reagir. O ataque então durou 20 minutos e dos 34 cangaceiros que ali estavam 11 morreram na hora, inclusive Lampião que foi um dos primeiros, Maria Bonita ficou gravemente ferida, alguns dos cangaceiros conseguiram escapar, e os policiais comemoraram a vitória, a força volante decapitou os corpos ali estirados, alguns ainda estavam vivos e foram decapitados mesmo assim (gente isso para a época era extremamente normal, não precisam se espantar ok, faz parte da história agora!) suas joias e armas foram apreendidas e foram mantidas como exposição junto às cabeças como exemplo.
Os corpos dos cangaceiros foram deixados a céu aberto para atrair urubus, para se desfazerem deles e também de possíveis doenças, mais tarde foi colocada creolina sobre os corpos (creolina era pra desfazer os corpos, como ácido) os urubus morreram ao ingerir creolina também, claro. Os cangaceiros teriam sido pegos devido a uma possível traição.
Lampião foi morto em 28 de julho de 1938 aos 40 anos em Poço Redondo no Sergipe.
Nenhum comentário
Postar um comentário