Durante a Idade Média a educação foi afastada do povo, mas porque? Talvez para fazer com que o povo servisse como fantoche? Por medo que o povo se voltasse contra os poderosos? Vamos ver isso agora!
Educação é um termo antigo e significa que os hábitos e costumes são passados de geração para geração, exatamente no meio em que vivemos e aprendemos, por sermos seres curiosos queremos sempre conhecer, identificar, ver como funciona, e como seres pensantes tudo que conhecemos, fazemos as perguntas básicas para um conhecimento: Como? Porque? Quando? E onde? E dessa forma criamos, conhecemos, melhoramos, aperfeiçoamos e crescemos, durante nossa passagem pela terra, e digo nossos antepassados até o momento erramos, o que de fato faz com que nossa educação cresça são os erros, infelizmente o homem está fadado a errar a todo momento pode custar a vida mas mais tarde aquele erro faz florescer uma ideia e um grande acerto.
Devemos agora voltar para a idade antiga, no Egito Antigo as "escolas" eram como templos e poucas pessoas tinham acesso (é hipocrisia dizer que no Egito não havia educação, se não como a forma de escrita deles foi desenvolvida? ou como as famosas pirâmides foram construídas?) nesses templos educacionais eles tinham como matéria: aritmética, mineralogia, geografia, botânica, artes, entre outros que se você analisar em qualquer livro de história vai saber dizer.
Na Grécia antiga a educação foi focada na filosofia entretanto houveram outras matérias como geometria, estrategia, política, química e arquitetura, eles nos ajudaram a questionar nossa existência e jamais decidir que é impossível descobrir sobre algo.
Na Roma Antiga eles focaram no ensino político, mas também abordaram a estrategia, arquitetura, geometria e astronomia, tanto que seus esforços na educação fizeram com que sua população fosse mantida sempre com conforto dando a eles saneamento.
Então o que aconteceu na idade média? E todo o conhecimento que foi adquirido nesses séculos? O homem, como falei anteriormente está fadado a errar. Na Idade Média a educação era controlada pela Igreja Católica, eles decidiam o que deveriam aprender e o que deveria ser ensinado, boa parte daquele conhecimento adquirido na idade antiga foi trancado a sete chaves pela igreja (sete? talvez vinte ou mais chaves!) claro que boa parte do que já havia se adquirido daquela época mais antiga permaneceu, e o homem jamais mudou, sempre foi curioso, na Idade Média a Igreja Católica tinha um poder que diga-se de passagem absoluto, a religião e a política andavam de mãos dadas e assim foi se tendo o conhecimento de que um povo encolhido em sua educação era uma marionete perfeita, a religião conseguia ensinar o que eles achavam necessário para o povo e os mais ricos que nunca sairiam do mesmo poder por gerações poderia ter o conhecimento quase que total (eles não sairiam do poder por gerações porque naquela época se você nascer em uma família nobre seria sempre nobre, e se nascer em uma família pobre seria sempre pobre).
Giordano Bruno |
A igreja tendo o total domínio de tudo era como um rei posto na terra que se dizia divindade e que nada poderia passar por cima deles, é como o Juri aqui no Brasil os nomes mudam mas o modo político é quase igual, a unica diferença é que a religião não foi misturada com a política. Voltando para a Educação, a Igreja tendo o poder sobre o domínio de conhecimento deu como principal e fundamental o estudo Católico servindo assim o povo de que a religião era o correto e jamais poderia ser contestado, não poderia naquela época você dizer que o homem evoluiu de outra criatura, era de fato inaceitável e uma blasfêmia, seria julgado e morto em público como exemplo, falar que existam outros mundos fora do nosso e que haveria outros seres com vida e inteligencia como a nossa era loucura e provavelmente seria julgado e morto também e Giordano Bruno que o diga, pois foi exatamente o destino dele quando ele resolveu debater este conhecimento com a Igreja.
A Igreja tinha como suas principais escolas de estudo:
Escolas Paroquias: Formavam padres e obviamente eram apenas voltados a ensinos religiosos.
Escolas Monásticas: Que formavam monges esses que tinham o famoso objetivo de copiar e copiar insistentemente tudo, tinham que aprender o Latim e a filosofia.
Escolas Palatinas: Essa escola estudavam os filhos de nobres, lá tinham que aprender aritmética, astronomia, música, geometria, geografia, filosofia.
Universidade Medieval: Surgiu apenas no século XII, lá os debates eram abertos e o conhecimento poderia ser questionado e ampliado e não mais curto e sempre fechado, por conta disso muitos reis e a igreja tentaram intervir nesse modo de ensino, porém não funcionou e é um método usado até os dias de hoje.
Os camponeses não tinham acesso ao ensino e continuavam com seus conhecimentos básicos de servir, viver e morrer, como já decidido naquela época.
Leonardo da Vinci |
Isso muda completamente com a chegada da burguesia, os burgueses encheram as universidades e faziam com que seus filhos se tornassem profissionais nas áreas da medicina, arquitetura, artes, filosofia, direito, e claro que alguns burgueses faziam com que seus filhos tornassem donos do negócio da família tornando também um profissional nas finanças, inicia-se então o Iluminismo a chegada de novas ideias, os grandes conhecimentos, Leonardo di Ser Piero da Vinci ou como todos conhecem Leonardo da Vinci nasceu nessa nova era.
Com essa nova era o mundo hoje se estende em uma velocidade de conhecimento jamais vista, a tecnologia avançou tanto que é difícil prever onde irá parar, mas será que o homem irá errar mais uma vez e querer abandonar o povo mais uma vez para manter o povo alienado e fora do seu ambicioso poder? Pelos registros históricos já sabemos que isso já aconteceu e onde parou, estamos mesmo fadados a errar? Se sim, quantas vezes mais?
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