31 de agosto de 2016

A História da Mulher na Sociedade

A História da Mulher na Sociedade!


A mulher tem um papel significativamente grande na sociedade isso é evidente, e mais ainda evidente de que esse papel é sim lembrado e não comprimido em um espaço na história, vamos ver seu papel em diferentes locais no mundo...









Na Grécia Antiga a mulher tinham poucos direitos e também não eram de certa forma bem vistas, como por exemplo não eram consideradas cidadãs, e claro por essa razão elas ocupavam uma posição social inferior a do homem, sendo vistas apenas para procriação e também para tarefas domiciliares, cuidando e educando de seus filhos, e nada mais.

No entanto em Esparta as mulheres eram mais livres para exercer outros papeis, e também aderiam a política do estado quando seus maridos estavam ausentes, ou seja elas poderiam ser de certa forma lideres quando seus maridos estavam fora. Mas é bom lembrar que em cada lugar a sociedade funcionava ou se comportava diferente quando o assunto era os direitos das mulheres. Nas classes mais baixas da sociedade a mulher podia ser mais "livre" por estarem em uma classe mais baixa da sociedade elas tinham que trabalhar para manter sua família então tinham "direitos" de trabalhar para isso.

Na Roma Antiga a mulher tinha mais direitos do que na Grécia Antiga já que seus maridos estavam constantemente em guerras então elas tinha seu "reino" liberados para o seu domínio mas não se enganem quando uma família tinham duas filhas a mais nova simplesmente "sumia" assim como os meninos com deficiência física ou mentais (isso chega a ser uma crueldade inimaginável não é!). Algumas mulheres chegavam a abandonar seus lares e iniciando uma vida própria, e lembrem-se que a prostituição na época as vezes era por conta dessa escolha de ter uma vida própria, mas ou era isso ou era o "sumiço". No final do século IV essa lei de decidir sobre a vida e a morte de seus filhos foi retirada.


A mulher no Antigo Egito tinha os mesmo direitos dos homens na sociedade, o que é extremamente curioso pois ela só alcançou esses direitos novamente nos dias de hoje, então de certa forma é ignorância dizer que a mulher jamais teve direitos iguais ao do homem na história, tanto eram esses direitos iguais que existiram mulheres com o título de Faraó no Egito, Hatshepsut era o exemplo da mulher egípcia, a esposa na sociedade egípcia era a pessoa responsável por cuidar de todos ao seu redor, a mulher tendo os mesmos direitos que os homens, também exerciam o papel politico na ausência de seus maridos, as mulheres naquela época casavam bem jovens, entre 11 ou 12 anos e os homens entre os 15 e 19 anos, no entanto em caso de infidelidade ou maus-tratos elas podiam se divorciar sem problema algum, e em caso de guerras as mulheres também poderiam servir a sua nação, também eram consideradas heroínas após a volta das batalhas e condecoradas com títulos militares.


Na Idade Média a visão da mulher e seu papel dela na sociedade tem uma grande importância apesar do pensamento fechado que temos quando ouvimos a frase "Idade Média" entendemos que a mulher era submissa e que não tinha direitos nenhum quanto mais direitos iguais aos dos homens, mas porque? Pelo fato de acharmos que a Igreja Católica estando no poder na época mostrava-se "desconfiada" ou que achava a mulher "inferior" ao homem pela narração do Gênesis sobre Eva atrair o homem para o pecado. Porém não era da forma que imaginamos e temos de dizer somos ignorantes ao afirmar tal coisa com certeza. A mulher teve um papel muito importante nessa época assim como em varias eras pelo seu tempo a importância da mulher era designada pela cultura em que vivia, dessa forma a mulher na Idade Média teve sua fase importante na sociedade, e esqueçamos os filmes "Hollywoodianos", nessa época a mulher era entendida como um ser humano e deveria ser tratada como igual, tanto homem quanto mulher tinham os mesmos direitos, e eram julgados da mesma forma pois a religião entendia que os dois gêneros tinha o conhecimento de bem e mal e por conta disso teriam direitos iguais, vamos entender sobre a base de tudo na história o problema não é a religião ou a política e sim do homem por se entender como um ser superior ou querer ser um ser com poder absoluto sobre os outros.

A mulher na Idade Média tinha direitos de trabalhar em vastas áreas da época: como professora, tintureira, médica, encadernadora, até mesmo exercia um papel importante na política por ser Rainha e mulher do rei, no entanto ela só se responsabilizaria no lugar do rei caso não tivesse herdeiros com idade suficientes para ascender ao trono caso o rei não estivesse ali presente. Se você se pergunta, mas a mulher nessa época era taxada muitas vezes como "bruxa" e "feiticeira" como ela tinham os direitos iguais? Essa questão e discriminação veio com a Idade Moderna e não necessariamente na Idade Média, quando o Estado e autoridade civil já se diziam estar no poder, e também no poder da igreja.

Nenhum comentário

Postar um comentário