27 de agosto de 2016

O Faraó Tutancâmon

O Rei Menino!



O famoso faraó do Antigo Egito ficou muito conhecido por ter morrido ainda na adolescência, nasceu em 1346 a.C. e se tornaria faraó cedo aos seus 9 anos de idade e se casou aos 8 anos com sua própria irmã Anchesenamon.












Reinou por 9 anos, seu pai se chamava Aquenáton sua família real era da XVIII Dinastia Egípcia, seu reinado foi curto e devido a isso seu túmulo não foi tão grandioso quanto os demais faraós (esquecido pelo tempo, como se nunca tivesse reinado). Porém Tutancâmon foi confirmado como faraó da dinastia XVIII devido a relatos escritos em um bloco de pedra calcária encontrado em Hermópolis, afirmam que Tutancâmon era filho direto de Aquenáton.

Seu reinado sendo curto, não se tem um vasto conhecimento, porém a história deste reinado é interessante Tutancâmon viveu próximo a uma matança, ele ascendeu ao trono as nove anos sucedendo Semencaré, um rei que também não se tem muito conhecimento apenas que segundo o estudioso Egiptólogo Nicholas Reeves este rei seria Nefertiti com um outro nome. Semencaré na verdade era um titulo dado aos corregentes dos faraós, na realidade ele era um nobre chamado Panhesy da alta estirpe da armada que se casou com a filha mais velha de Aquenáton chamada MeritAton. ambos teriam sido assassinados e todos os seus moradores, o Vizir chamado Ay nessa época queria o trono para si e se não houvessem herdeiros seria mais fácil, o que ele não contava era com que Tantucâmon e Anchesenamon sobrevivessem, assim foram levado para Tebas, onde se casaram e foram coroados, ele com 9 anos e ela com 11 anos de idade. O faraó inicialmente se chamava Tutancaton e trocou seu nome para Tutancâmon que significa ("Imagem viva de Amon") e a sua esposa inicialmente se chamava Anchesenpaaton depois trocou para Anchesenamon que significa ("Ela vive para Amon").

Quando Tutancâmon ascendeu ao trono por ser mais novo o vizir Ay e Horemheb que eram dois altos funcionários durante o reinado de Aquenáton governaram em seu lugar até Tutancâmon atingir idade suficiente para governar.

A descoberta da tumba de Tutancâmon.

Tutancâmon morreu jovem aos seus 19 anos em 1324 a.C.. A morte dele ainda é um mistério pois se especula que tenha morrido de uma doença que afligiu em seu reinado, ou um acidente causado por uma carroça que supostamente poderia ter lhe atropelado, ou que foi assassinado por Ay pela sua ambição por poder e também aponta que ele poderia ter uma doença congênita que custou sua vida muito jovem.






A tumba de Tutancâmon ainda lacrada.

A tumba de Tutancâmon foi encontrada em 1922, mas só em 16 de fevereiro de 1923  que a câmara funerária foi aberta e encontro-se 4 capelas em madeira dourada encaixadas umas nas outras que protegia o sarcófago, em cada um dos cantos do sarcófago encontrava-se as representações das deusas Ísis, Néftis, Neith e Selket.

Nenhum comentário

Postar um comentário