16 de agosto de 2016

Alexander Selkirk

O Naufrago Que Deu Origem à História de Robinson Crusoe!


Alexander nasceu em 1676 na escócia e não se tem registro de que dia ou que mês ele nasceu, famoso por ficar 4 anos naufrago em uma ilha.










Alexander era filho de Elphan e John Selcraig, quando jovem tinha tendencia em se meter em confusões sendo violento e rebelde, ele foi acusado de comportamento indecente na igreja pela lei de 27 de agosto de 1695, e claro, não compareceu à audiência e partiu para alto mar onde ficou fugindo por 6 anos das desaprovações da comunidade onde viveu.

Alexander volta para sua terra apenas em 1701, seu irmão Andrew tentou fazer uma brincadeira de mal gosto dando-lhe uma taça com água salgada  e todos riem, isso deixa Alexander furioso e espanca severamente seu irmão, o irmão mais velho Jonh e seu pai também recebeu o mesmo castigo e sua mãe não ficou de fora e recebe um golpe na cabeça.

No dia 30 de novembro de 1701 ele comparece à audiência, ele foi repreendido pela congregação e dispensado sob a promessa de que regeneraria "em nome do Senhor". Na primavera do mesmo ano ele partiu para o mar novamente, e em 1703 ele se juntou ao corsário e explorador chamado William Dampier.

Alexander foi abandonado na Ilha Más a Tierra que hoje é conhecida como "Ilha Robinson Crusoe" no arquipélago de Juan Fernández. O local foi uma tentativa de colonização pelos espanhóis mas não deu certo, já que o lugar se encontrava abandonado ele servia de parada para os marinheiros, Alexander pediu que ficasse na Ilha ao invés de partir, pois estava preocupado com o estado do navio, e tentou convencer alguns colegas a ficar com ele na ilha, porém nenhum concordou e o capitão disse que ele iria ter o que queria, e foi deixado para trás... Lembra a preocupação de Alexander com o navio? Pois é, o navio naufragou e quase todos os tripulantes morreram.

Ele sobreviveu na ilha comendo frutos do mar, e se alimentando de algumas coisas como repolho, nabo, pimenta preta, e também cabras selvagens, o lugar como era uma antiga colonia, os colonos deixaram para trás algumas coisas, e ele as usou a seu favor, ele domesticou as cabras para ter comida e leite, e domesticou os gatos selvagens para ter mais segurança ao dormir, ele construiu duas cabanas próximas a água potável, como ele ficou com sua faca, e um mosquete ele tinha como caçar mais facilmente e limpar a caça, porém a munição começaria a acabar, quando isso ocorreu ele começou a caçar a pé e em uma dessas caçadas ele se feriu caindo de um penhasco e ficando inconsciente por um dia, digamos que o animal que ele caçava salvou sua vida pois amorteceu a queda. Ele lia a Bíblia para encontrar conforto e praticar seu inglês.

Suas roupas começaram a estragar e ele logo teve que se preocupar em fazer novos vestimentos, ele fez roupas rústicas a partir de peles das cabras que caçava e costurava com pregos, ele também fez facas com os anéis dos barris abandonados nas praias, algumas vezes outros navios ancoraram na ilha porém eram espanhóis, e eles estavam em guerra isso poderia não ser uma boa ideia se ele resolvesse abrir a boca perto deles, seria capturado, torturado, talvez morto, ele então preferiu continuar escondido e sozinho do que arriscar a própria vida.

Alexander foi resgatado finalmente em 01 de fevereiro de 1709 por um navio pilotado por William Dampier, ele foi descoberto pelo capitão Woodes Rogers que até tratou ele como "governador" da tal Ilha.

Ele faleceu no dia 13 de dezembro de 1721 às oito da noite aos 45 anos e foi vítima da febre amarela enquanto servia como Tenente a bordo do navio real Weymouth.

Nenhum comentário

Postar um comentário