John Ronald Reuel Tolkien ou mais conhecido como J.R.R Tolkien nasceu em 3 de janeiro de 1892 em Bloemfontein, Republica do Estado Livre de Orange na Africa do Sul, ele cita muitas vezes em uma das cartas escrita por ele ao seu editor, principalmente na publicação do livro chamado "O Silmarillion" que já criara uma língua quando era criança e já falava, somente com a formação de filólogo pôde formalizar ela na qual conhecemos como Língua Élfica. mas é apenas alguns de seus feitos.
A família de Tolkien vem da Saxônia ou Alemanha e acabou por viver na Inglaterra no Século XVII, até onde se consegue ir de sua família paterna, ele se considerava mais de sua família materna, considerava-se então um Suffield. John perdeu seu pai aos 4 anos, Arthur Tolkien contraiu uma febre reumática. jovem junto de sua mãe (Malbel Suffield) e irmãos (Hilary Arthur Reuel Tolkien) viveram na Inglaterra já que perdera seu pai na Africa e lá fora enterrado, sua família decidiu se instalar na Inglaterra mesmo. No inicio do século XX sua família passou por grandes dificuldades financeiras e sua mãe se converteu ao Catolicismo fazendo com que a família dela cortasse a ajuda financeira por isso, piorando ainda mais a situação deles, em 1904 ela morreu por diabetes, sem o tratamento da época. Sozinhos no mundo acabaram por serem adotados por um Padre Jesuíta Francis Xavier Morgan, onde o considerou seu segundo pai, que lhe ensinou os valores da caridade e do perdão.
Em meados de 1908 conheceu Edith Bratt, claro, namoraram escondido do padre até ele descobrir e acabar com o romance proibindo ele de se encontrar com ela por medo dele se perder nos ensinos, o castigo iria até ele completar 21 anos já que na época ele tinha apenas 16 anos e ela 19 anos, quando ele completou seus esperados 21 anos mandou direto uma carta para Edith que passados os anos já estava em um relacionamento, pensando que Tolkien já esquecera a muitos anos, ele vai até onde ela estava morando e se declara pra ela e juntos os dois se decidem casar, casamento no qual gerou mais tarde 4 filhos John Francis Reuel Tolkien, Michael Hilary Reuel Tolkien, Christopher John Reuel Tolkien (Edita os Livros do Pai e junta até hoje tudo que seu pai tenha escrito antes de lançar a franquias de sucesso mais conhecidas hoje) e Priscilla Anne Reuel Tolkien.
Tolkien demonstrou grandes habilidades linguísticas quando estava nos cuidados do Padre, estudou Grego, Latim, umas línguas antigas, e outras modernas e finlandês que mais tarde serviu de base para ele formar o famoso idioma élfico Quenya e tambem usou o Galês como base da criação de outro idioma élfico chamado Sindarin, lá naquele ano de 1908 ainda ingressou na Universidade de Oxford. No ano de 1914 ficou noivo de Edith e também recebeu o diploma de licenciatura em literatura em língua inglesa, mesmo com tudo isso não conseguiu fugir do serviço militar e tambem da guerra que eclodira naquela época, na Primeira Guerra mundial tolkien e sobreviveu a Batalha do Somme. Só foi dispensado do serviço militar após contrair Tifo em 1918.
Tolkien ao voltar para a Inglaterra começa a escrever "Livro dos Contos Perdidos" (mais tarde ele mudou o nome para O Silmarillion) voltando para a casa se dedica totalmente a faculdade e se torna um grande professor e filólogo respeitado em Oxford, depois veio o livro "O Hobbit" escrito em 1928 e levaria mais de 12 anos para a publicação de "O Senhor dos Anéis" devido ao perfeccionismo de Tolkien. Mais tarde houveram outras obras publicadas dedicadas aos seus filhos.
Tolkien faleceu em 2 de setembro de 1973 aos 81 anos, na Inglaterra, foi enterrado com sua esposa que faleceu em 29 de novembro de 1971.
Fotos:
Tolkien bem Jovem. |
Tolkien na Primeira Guerra Mundial. |
Nenhum comentário
Postar um comentário