20 de agosto de 2019

Ragnar Lodbrok

O Viking Temido? Uma lenda? Ou só um Rei?


Quem já viu a série Vikings com certeza imagina Ragnar daquela forma, um general viking estrategista e astuto com ambição de grandeza e uma duvida em suas crenças, mas devemos lembrar que a série esta se tratando de uma transição religiosa apenas com Ragnar ou alguns poucos vikings.
A expressão Viking só foi dada após as invasões dos mesmos na Inglaterra por um longo período, antes disso eles eram chamados apenas de "Homens do Norte", após saberem de suas crenças passaram a chamar também de "pagãos", as histórias sobre Vikings fica para outra postagem.



Ragnar é também considerado uma lenda e descrito e apresentado por um cronista dinamarques chamado Saxo Grammaticus, as cronicas descrevem Ragnar filho direto de Sigurd Ring um rei da Suécia que conquistou a Dinamarca, contudo fica confuso se Ragnar vem da Dinamarca ou da Suécia. Como se sabe na série, Ragnar foi casado com duas mulheres, no entanto em sua história original foram 3 mulheres skjaldmö Lagertha (somente chamada por Lagertha na série), Tora Borgarhjort e com Aslög (também conhecida na série).

Os historiadores muitas vezes atribuem Ragnar como uma lenda, ou também tentam fazer comparações com outros reis conquistadores daquele período, mas porque? Simples, Ragnar não é citado muitas vezes na história nos acontecimentos mais marcantes, extremamente difícil formar uma opinião clara com poucas bases da existência desse rei, no entanto outros reis perto do período que ele teria existido fizeram grandes conquistas e grandes invasões, na série vemos que Ragnar era mais um conquistador ou um explorador do que um rei que reinava na Dinamarca, poderíamos interpretar isso como uma falta de fatos históricos do que Ragnar poderia ter sido, bom lembrar que os acontecimentos e a lenda de Ragnar se passam em 800 d.C.

A morte de Ragnar é outro mistério, diz-se que ele foi capturado pelo rei Ela da Notúmbria e jogado em um poço com serpentes venenosas, depois vingado por seus filhos numa grande invasão nórdica, e a outra morte contada é que ele morreu de cólera na tentativa de invadir Paris (ambas são mencionadas na série de uma forma que nos faça pensar sobre).

 

Nenhum comentário

Postar um comentário